quarta-feira, março 03, 2010

Coisas de Alice que você não sabia !


Falta pouco mais de um mês para Alice no País das Maravilhas estrear por aqui. Lá fora, no próximo final de semana, muitas descobertas serão feitas. Enquanto a gente espera, que tal saber um pouco mais sobre as curiosidades que envolvem essa produção de Tim Burton?



- Lewis Carroll, o autor do conto é, na verdade, o nome artístico do reverendo Charles Lutwidge Dodgson, um acadêmico em matemática da Universidade Christchurch em Oxford, na Inglaterra. Ah! Ele também era fotógrafo!

- O escritório em Londres de Tim Burton pertenceu a Arthur Rackham, o famoso ilustrador inglês de livros que criou desenhos para a edição de 1907 de As Aventuras de Alice no País das Maravilhas.

- Johnny Depp, geralmente, passa por uma longa preparação em cada um de seus papéis e a preparação para interpretar o Chapeleiro Maluco não foi exceção. Muito antes da produção iniciar, o ator começou a fazer pinturas com aquarelas representando o visual do personagem e descobriu, mais tarde, que sua visão era bastante similar com a do diretor Tim Burton.

- O Chapeleiro Maluco sofre de envenenamento por mercúrio, uma doença comum e triste que afligia muitos chapeleiros de antigamente que usavam o produto químico com regularidade em seu ofício. Depp e Burton destacaram a loucura do Chapeleiro ao mostrar, literalmente, as mudanças de humor por meio da maquiagem e do guarda-roupa, criando virtualmente um anel indicador de humor humano.

- A poção que Alice bebe para encolher é chamada de Pishsolver. O bolo que ela come para crescer chama-se Upelkuchen.

- A atriz Anne Hathaway, que interpreta a Rainha Branca em Alice no País das Maravilhas, decidiu que sua representação do personagem seria totalmente baunilha. Afinal de contas, a Rainha Branca tem os mesmos genes da malvada Rainha Vermelha, por isso Hathaway visualizou uma "pacifista vegetariana punk rock" e inspirou-se em Blondie, Greta Garbo, Dan Flavin e Norma Desmond.

- Crispin Glover interpreta Stayne, o Valete de Copas, mas só sua cabeça aparece na tela. O corpo do personagem, que tem quase 2,30m de altura é gerado por computação gráfica. No set, Glover veste um traje verde e um par de pernas de pau para ficar mais alto. Seu rosto foi totalmente transformado para o papel (incluindo um tapa-olho e uma cicatriz). Para o filme final, o figurino completo de Stayne, corpo e até seu manto foram feitos em CGI.

- A figurinista Colleen Atwood acrescentou corações vermelhos nas solas dos sapatos da Rainha Vermelha, visíveis quando a mimada real coloca seus nobres pés sobre um porquinho vivo transformado em descanso para pés.

- Tim Burton queria que os personagens animais do Mundo Subterrâneo tivessem aparência real e não a de desenho animado. Então, antes de criar o Coelho Branco, os animadores passaram um dia em um abrigo para coelhos abandonados, observando os animais e os filmando para capturar as nuances dos coelhos mastigando e mexendo o nariz.

- Poucos cenários foram construídos para O País das Maravilhas. De fato, só três versões do quarto redondo (onde Alice chega depois de cair na toca do coelho) e a masmorra da Rainha Vermelha eram cenários verdadeiros. Os outros foram criados por computação gráfica.

- Os olhos do Chapeleiro Maluco foram ligeiramente aumentados em 10% a 15% em relação aos olhos de Johnny Depp.

Beijoos, Postado por Geórgia !

Nenhum comentário:

Postar um comentário